IPEF Monte Alegre

Inaugurada no dia 17 de janeiro, a Unidade Monte Alegre do IPEF foi criada para ampliar as áreas do Setor de Sementes e Mudas, técnica e de treinamento. Situada no bairro Monte Alegre em Piracicaba, SP, a unidade ocupa uma área de aproximadamente 40 hectares, sendo 32 deles reservados à Área de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), que foi recebida pelo IPEF em comodato com a Fibria Celulose S/A através de um contrato firmado em julho de 2006 tendo a duração de 20 anos, podendo ser prorrogado.

O edifício sede possui hall de entrada e recepção, laboratório, câmara fria, setor comercial de atendimento a clientes e expedição, área técnica, sala da Diretoria e da Coordenadoria do setor de Sementes e Mudas, área de treinamento com duas salas, sala de reuniões e áreas de utilidades e apoio.

Panoramica

A área física do Setor de Sementes e Mudas engloba o Laboratório de Análise e Tecnologia de Sementes e Mudas - LATSM (são feitas análises, testes de germinação, pureza, propagação etc) e o viveiro florestal que tem capacidade para produzir 600 mil mudas ao mês e é voltado para eucalipto, pinus e essências nativas. No viveiro é feita a produção de mudas de eucalipto (baby-clones) e tem a seguinte estrutura física: jardim clonal (885 metros lineares), unidade básica para processamento de sementes e plantio de mudas, casas de vegetação, casa de sombra, pátio de crescimento e rustificação, refeitório, sanitários e área de apoio. Uma grande contribuição para o viveiro de mudas partiu da associada International Paper do Brasil, que ofertou ao Instituto materiais que impulsionaram a produção em grande escala das mudas, cuja estrutura proporciona a potencialização das pesquisas e projetos desenvolvidos pelo IPEF.

Distribuição de Área do IPEF MA
Reserva Legal 111.869,00 m²
Área de Preservação Permanente 84.000,00 m²
Lago 62.174,00 m²
Área útil 131.057,57 m²
Via de acesso e circulação interna 9.480,00 m²
Total das construções 3.697,43 m²
Edifício sede 620,08 m²
Jardim clonal 885,00 metros lineares
Unidade básica de produção de sementes e mudas 576,70 m²
Casa de vegetação 480,00 m²
Casa de sombra 400,00 m²
Pátio do viveiro 4.500,00 m²
Moradia de apoio 70,00 m²
Portaria (Projetada) 54,75 m²
Prédio do Setor de Eventos e Treinamento (Projetado) 1.550,00 m²
Área total 389.650,57 m²

Lago

Além de suporte aos programas cooperativos do IPEF, a unidade firmou convênio com a Casa Floresta para a avaliação a longo prazo da flora presente na área de preservação permanente restaurada e o levantamento e monitoramento de animais terrestres de médio e grande porte através das pegadas e rastros encontrados no local. O convênio ilustra o comprometimento do IPEF no que se refere à restauração florestal e sobrevivência da fauna, que desempenha diversas funções ecológicas, contribuindo com a dispersão de sementes e com a diversidade de espécies do plantio. Especificamente para avaliação de manejo da população de capivaras existentes na área foi estabelecido um plano de trabalho coordenado pela professora Kátia Ferraz do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP.

Recepcao

Mapa de Acesso




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.