Participantes do 3º ciclo - PPGF 2014

Camila Luiz da Silva
Camila Mazão
Camila Schultz Pollet
Clóvis William Celso Wanderley
Daniel Cury Spolidório
Guilherme Augusto Simon
Janaina Scotton
Juliana Barlatti Vieira
Larissa Carvalho Santos
Leonardo Gueli Miranda
Marcello Bontempi Pizzi
Marina Blanco Montó
Raianna Marcello Castanho
Rodrigo Braga de Almeida
Rogerio Assunção Campos
Tayrine Vieira Martins
Vanessa Lopes Jorge
Vincenzo Enrico Ilario
Vinicius Pereira da Rocha

Turma do PPGF 2014

Empresas mantenedoras

• ArcelorMittal BioFlorestas Ltda.
• Celulose Nipo Brasileira S/A – CENIBRA
• Duratex S/A
• Eldorado Brasil Celulose S/A
• Eucatex S/A Indústria e Comércio
• Fibria Celulose S/A
• International Paper do Brasil Ltda.
• Klabin S/A
• Suzano Papel e Celulose S.A.
• V&M Florestal Ltda.
• Veracel Celulose S.A.

Depoimentos

Camila Luiz da Silva
O Programa de Preparação de Gestores Florestais – PPGF/2014 foi de suma importância na complementação da minha vida profissional. Por meio do programa foi possível ter o contato direto com empresas às quais durante a graduação não tive a oportunidade de conhecer. Aprendi sobre temas que não são lecionados na faculdade e que são relevantes para o aprimoramento do Engenheiro Florestal. O PPGF proporciona uma experiência ímpar, visto que reúne pessoas de diferentes regiões brasileiras e com as mais diversas experiências, sendo que essa diversidade agrega valores e expande a formação do profissional, pois há uma integração do grupo e todos compartilham do conhecimento. Contudo, todos os participantes almejam um mesmo objetivo, se tornar um profissional qualificado e pronto para atender a demanda do mercado de trabalho.

Camila Mazão
O PPGF foi um grande aprendizado pessoal e profissional. Nele são abordados assuntos de extrema importância que não são vistos durante a graduação. Além de ser um grande facilitador e abridor de portas entre grandes empresas e recém formados.

Camila Schultz Pollet
O PPGF foi o meu primeiro aprimoramento profissional depois de concluir o curso de Engenharia Florestal, o programa ajudou a entender como funcionam as empresas florestais através do contato direto com seus profissionais. A oportunidade de entrar em contato com profissionais da área e ouvir suas experiências e conselhos foi muito importante, são lições que certamente irão ajudar na tomada de futuras decisões. O programa também proporcionou conhecimentos em áreas que não são abordadas durante a graduação, como o autoconhecimento, finanças, trabalho em equipe, entre tantos assuntos que fazem parte do cotidiano de trabalho e pessoal. A convivência com os colegas de programa, a divisão de angustias, além de momentos de descontração serviram de aprendizado e será uma lembrança boa para a vida toda. O PPGF foi mais do que um curso, foi aprendizado constante unindo a teoria e a prática florestal na construção de profissionais.

Clovis William Celso Wanderley
O PPGF é a oportunidade de fornecer um diferencial aos recém formados, tendo contato com a realidade e desafios do meio organizacional, aprimorando a sua formação. Além disso, a vivência com colegas de diferentes universidades  e profissionais conceituados é uma oportunidade única de ampliar o networking e conhecer diferentes experiências.

Daniel Cury Spolidório
O Programa de Preparação de Gestores Florestais – PPGF é um programa sólido, completo, muito bem elaborado e com conteúdo único, sendo este de grande importância para o aprimoramento profissional dos engenheiros florestais recém-formados, proporcionando a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com uma melhor visão e aprendizado, uma vez que as experiências e conhecimentos adquiridos no curso não são transmitidos com tamanha qualidade aos mesmos quando estes estão cursando a universidade. Participar do PPGF se tornou um diferencial para minha formação, aumentando meu conhecimento e experiências profissionais, além de aprimorar minhas habilidades e aumentar minha rede de contato com profissionais e empresas do setor. Através do curso, tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos sobre gestão de pessoas, economia, processo produtivo e sustentabilidade, além de estabelecer amizades com colegas de turma. Por meio das visitas técnicas realizadas em empresas do setor, aprendemos na forma prática novas técnicas de manejo e conhecemos novas tecnologias de máquinas e implementos da área florestal. Dessa forma, o PPGF proporcionou um aprimoramento profissional de fundamental importância para que eu pudesse ingressar no mercado de trabalho com uma melhor formação e maiores experiências no setor florestal.

Guilherme Augusto Simon
Foi uma experiência única! A possibilidade de conhecer a realidade de diferentes empresas, compartilhar experiências com colegas recém-formados e aprender com palestras ministradas por profissionais de destaque, facilita a nossa entrada no mercado de trabalho e agrega conhecimentos que as universidades não abordam. Além disso, o networking com os colegas de curso e os palestrantes vai ser fundamental em um futuro muito próximo, estimulando a troca de informações e ajudando o setor florestal de uma maneira geral.

Janaína Scotton
Participar do PPGF significou um crescimento pessoal e profissional, pois o aprendizado obtido durante as cinco semanas com os temas que foram abordados, os quais não são vistos na faculdade, foi muito enriquecedor. Destaco também, a possibilidade que tivemos de conhecer mais de perto as empresas mantenedoras e seus profissionais altamente qualificados, o que tornou, para mim, a experiência mais enriquecedora.

Juliana Barlatti Vieira
O PPGF nos proporcionou um importante esclarecimento sobre a carreira de Eng. Florestal, de uma forma que não podíamos mensurar enquanto estudantes. Foi um trampolim para o nosso amadurecimento, que nos deixou prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Larissa Carvalho Santos
Quando fui aceita para o PPGF, senti um mix de empolgação e medo. Empolgação e ansiedade pelo que viria dali pra frente, e medo também de talvez não corresponder às expectativas. Acredito que todos chegamos um pouco tensos e formais, mas no final da primeira semana já éramos amigos, afinal a convivência é intensa. Ao final da quinta semana, parece que tudo passou tão rápido, e ao mesmo tempo houve tempo para tantas informações diferentes. O curso é um abrir de olhos. Chegamos recém-formados e saímos Engenheiros. Temas tão importantes e cruciais na carreia que não são abordados na graduação, são vistos de forma intensa no PPGF, e isso é de uma importância imensurável. Aprendemos sobre relacionamento interpessoal, gestão de pessoas, de tempo, de recursos financeiros, da nossa própria carreira... e o mais importante, aprendemos sobre nós mesmos. Aprendemos a buscar o que queremos e não o que achamos que queremos. Descobrimos que tipo de Engenheiros somos e onde queremos chegar. E descobrimos que nosso potencial pode ser maior que imaginamos. Que somos capazes de superar desafios, mesmo os que mais nos assustam. Para mim, o principal retorno do PPGF, além de todo conhecimento adquirido, é o contato com tantas pessoas diferentes e presentes no nosso setor. Encontramos colegas, fazemos amigos e descobrimos afinidades. Saímos maduros.

Leonardo Gueli Miranda
O PPGF foi determinante e complementar na minha formação profissional, através da abordagem de diferentes temas não muito discutidos durante a faculdade. O curso apresenta de forma prática a importância da gestão dentro do processo produtivo.

Marina Blanco Montó
Além do aprendizado em temas tão importantes que temos pouco ou nenhum contato durante a graduação, importantíssimos para os que desejam atuar como gestores e trilhar uma carreira para ser um bom líder, o PPGF traz a oportunidade de conhecer melhor as empresas e suas diferenças, também nos proporciona um contato direto com profissionais da área, que além de relatarem sua trajetória profissional, trocam suas experiências pessoais com nós, recém-formados, o que além de ser muito enriquecedor é também muito motivador. Graças ao PPGF, durante estas cinco semanas pude me conhecer mais, entender melhor como funciona uma empresa, o que esperam de seus colaboradores e principalmente amadurecer profissionalmente, ajudando a “virar a chave” do então estudante para o recém formado.

Raiana Castanho
A participação no PPGF foi extremamente enriquecedora, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Além do fato de convivermos com pessoas de diferentes universidades, engloba módulos com conteúdos não abordados na vida acadêmica. O módulo gestão de pessoas, por exemplo, nos mostrou a importância do trabalho em grupo, como dar e receber feedbacks e autoconhecimento, nos permitindo observar características que muitas vezes passam despercebidas por nos mesmos. Me fez parar e refletir sobre minhas próprias atitudes e ver o que posso fazer para melhorá-las. Somado a isso, muitas palestras contaram com depoimentos e trajetórias de carreiras de profissionais da área, o que foi muito motivante e nos incentivou na construção do nosso plano de carreira. Esse programa é uma excelente oportunidade para recém-formados. Obrigada a todos que de alguma forma contribuiu para sua criação e continuidade. Espero que esse curso dure por muitos anos e continue formando gestores florestais capacitados para o mercado!

Rogério Assunção Campos
O PPGF 2014 foi um programa que marcou muito minha vida. Através dele ganhei mais confiança para sair para o mercado de trabalho. Tive contato com diversos assuntos pouco abordados nas universidades (exemplo: gestão de pessoas e finanças) e pude observar as diferentes práticas florestais durante as visitas técnicas. Outro fato que considero importante é o contato que temos com colegas de outras instituições, pesquisadores renomados e profissionais de sucesso. Tudo isso aliado ao profissionalismo do IPEF resulta em um ambiente motivador e uma base aprimorada para os recém-formados enfrentarem os desafios da vida profissional.

Rodrigo Braga de Almeida
O PPGF foi sem dúvida uma experiência de amadurecimento profissional e pessoal. Hoje me sinto um engenheiro florestal mais capacitado para exercer a profissão.

Tayrine Vieira Martins
O PPGF veio para complementa os ensinamentos da graduação preparando o recém-formado para o mercado de trabalho aproximando-o de profissionais de grandes empresas do setor florestal e abordando temas que não são discutidos durante o curso de Engenharia Florestal. Sou uma profissional e uma pessoa melhor graças ao PPGF.

Vanessa Lopes
Em uma palavra, extraordinário!  O PPGF 2014 ultrapassou todas as minhas expectativas.  Foram 5 semanas intensas de aprendizado constante. Os temas foram tratados de tal maneira que a impressão foi de que minha mente expandiu para novas visões,  vendo a Engenharia Florestal de uma maneira que jamais vi, e que poderia levar anos para conseguir enxergar. A proximidade e troca de informações com o mundo corporativo, bem como as atividades de autoconhecimento, ajudaram muito a esclarecer qual caminho seguir. A interação com colegas de diferentes universidades também contribuiu para o meu enriquecimento profissional e pessoal. O PPGF é uma oportunidade única! É um Programa que não se encontra em outros setores e que com certeza é um diferencial, afinal, hoje me sinto mais Engenheira Florestal que ao sair da Universidade,  por estar melhor preparada e com a paixão pela Florestal mais aflorada. Parabenizo a iniciativa e agradeço muito pela oportunidade! O PPGF 2014 formou uma nova família, com amizades que vão deixar saudades!! E para os futuros colegas de profissão,  não percam a chance,  o PPGF 2015 vem aí!!!

Vincenzo Ilario
O PPGF aborda temas relacionais que as universidades não oferecem durante a graduação. Foi uma experiência única e inesquecível. Graças ao PPGF me sinto mais calmo e preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Vinícius da Rocha
Participar do PPGF é uma experiência intensa e muito gratificante. O convívio com colegas recém formados de várias universidades, com experiências das mais diversas possíveis, faz com que o ambiente, por si só, seja de grande enriquecimento pessoal e profissional. Soma-se à isso a bagagem intelectual dos profissionais das grandes empresas florestais, patrocinadoras do curso, que explanam sobre temas de aplicações práticas e necessárias que muitas vezes não são abordados nas universidades, além das visões de outros profissionais renomados da área que despejam conhecimento e alimentam a vontade de se tornar um engenheiro florestal. O que fica depois do PPGF? Fica claro que escolhi a profissão certa para minha vida, fica o contanto direto com grandes empresas do ramo florestal, fica o networking com engenheiros de todo país com anos de experiência e com aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, fica a saudade dos fortes laços de amizade formados entre os 19 participantes e com o sempre lembrado Admir.

 




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.