Hidrologia Florestal aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas

Prof. Walter de Paula Lima, dezembro de 2008

1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo constituir-se em texto básico para a disciplina “Manejo de Bacias Hidrográficas” do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da ESALQ/USP.

Na natureza existe uma relação muito forte entre a floresta e a água. Desta forma, é imprescindível que o futuro Engenheiro Florestal adquira a competência necessária para incorporar a conservação da água nas suas atividades profissionais de manejo florestal.

Sua primeira versão foi editada em 1986, com o título “Princípios de Hidrologia Florestal para o Manejo de Bacias Hidrográficas. Ao longo dos anos, algumas imperfeições foram identificadas e corrigidas.

Em 1996, mercê da colaboração valiosa da Dra. Maria José Brito Zakia, o texto foi revisado e remodelado, ganhando o título atual e incorporando exercícios práticos e ilustrações de resultados de microbacias experimentais do Programa de Monitoramento em Microbacias do IPEF (REMAM). Nesta revisão foi inclusive inserido o capítulo XI, Hidrologia de Matas Ciliares, preparado em conjunto com a esta autora.

E em 2008 esta segunda versão passou por nova revisão graças à inestimável colaboração e boa vontade do Professor Guillermo Vásquez Velásquez, do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Nacional da Colômbia, em Medellin.

Ainda assim é bem possível que o mesmo ainda careça de reparos. Em todo esse processo de revisão desde a edição original de 1986, por exemplo, deliberadamente não houve a preocupação de atualizar a bibliografia, que é sem dúvida rica e apresenta muitas publicações nos últimos anos. Os princípios básicos do texto, evidentemente, continuam válidos, mas o leitor deve ter em mente essa necessidade da incorporação do avanço desta ciência registrado nos últimos anos.

Espera-se que o texto possa ser útil para a formação do profissional florestal, assim como para todos os profissionais envolvidos no manejo dos recursos naturais renováveis e dos recursos hídricos.

Piracicaba, dezembro de 2008
Walter de Paula Lima

[ Hidrologia Florestal aplicada ao Manejo de Bacias Hidrográficas - Arquivo PDF (2.951kb) ]




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.