logo_express.jpg

Edição 01 - 16 de outubro de 2009_

Anunciamos o lançamento desta nova publicação denominada IPEF EXPRESS.

Publicado exclusivamente via eletrônica, não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Dependendo do conteúdo deverá ser enviado aos Representantes das Associadas, aos participantes dos Programas Cooperativos, aos engenheiros e técnicos das Empresas cadastrados em nossa mala direta ou ao público em geral.

Após seu envio por e-mail, deverá permanecer armazenado no site do IPEF no endereço http://www.ipef.br/ipefexpress

Luiz Ernesto George Barrichelo
Diretor Executivo do IPEF

hr.gif

REUNIÃO EM BUENOS AIRES RESULTA EM PLANOS DE AÇÃO PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DO PERCEVEJO BRONZEADO
Encontro contou com a participação de pesquisadores de diversos países

No dia 13 de outubro, o Grupo de Trabalho sobre o Controle Biológico do Percevejo Bronzeado se reuniu em Buenos Aires para tratar da situação atual da praga e discutir um plano imediato de ação. Durante o evento, foram debatidas as condições atuais de importação do parasitóide de ovos Cleruchoides noackae, inimigo natural do Percevejo Bronzeado Thaumastocoris peregrinus.

Untitled-1.jpgOs meses de março e abril foram estabelecidos como o melhor período para coletas de campo na Austrália, país responsável pela exportação do parasitóide. A Dra. Sara Mansfield, da Universidade de Sydney, foi citada como contato para a realização de coletas de campo e manutenção de pequenas criações no país para posterior envio, conforme já havia antecipado Eduardo Botto (INTA/Argentina), na reunião extraordinária do PROTEF, realizada em 3 de setembro, em Porto Alegre, RS.

Ação

Untitled-2.jpgA reunião também foi importante para o estabelecimento de planos de ação contra a praga. Um deles deve estabelecer uma metodologia padrão para que se avalie o parasitismo no campo, possibilitando assim uma única linguagem para a análise dos resultados entre os diferentes países. “A produção científica gerada pelo controle biológico clássico deverá ser compartilhada entre os membros participantes do projeto, viabilizando um resultado conjunto, incluindo também a pesquisadora australiana.”, explicou o Prof. Carlos Wilcken (PROTEF/IPEF), representante do Brasil na reunião.

Além disso, a África do Sul, a Argentina, o Brasil e o Chile serão beneficiados com remessas múltiplas de importação de parasitóides. Assim, cada lote produzido na Austrália será dividido entre os quatro países. O Uruguai receberá os parasitóides posteriormente, pois não conta com quarentenário oficial de inimigos naturais. Ficou decidido que serão realizadas outras reuniões, a fim de aumentar a troca de informações sobre a criação da praga e do inimigo natural. Para discutir o protocolo comum de criação do percevejo bronzeado em laboratório, será realizado um evento em Montevidéu, Uruguai, nos dias 5 e 6 de novembro.  O Prof. Carlos Wilcken irá realizar uma reunião virtual com os pesquisadores brasileiros envolvidos no Projeto de Manejo de Pragas Exóticas do Eucalipto, a fim de indicar os representantes brasileiros para o evento em Montevidéu.

 Participaram da reunião em Buenos Aires: Eduardo Botto e Diana, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA/Argentina), Gonzalo Martinez, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA/Uruguai), Rodrigo Ahumada, do Bioforest, Centro de Pesquisa da Arauco (Chile), Mike Wingfield, da Universidade de Pretória (FABI), na África do Sul e Carlos Wilcken, professor da UNESP-Botucatu e coordenador científico do Programa de Proteção Florestal (PROTEF/IPEF), que representou o Brasil. O Grupo de Trabalho sobre o Controle Biológico também conta com a participação das unidades Embrapa Florestas (pesquisador Dr. Leonardo Rodrigues Barbosa) e Embrapa Meio Ambiente (pesquisador Dr. Luiz Alexandre Nogueira de Sá), além da Esalq/USP (Prof. Dr. Evôneo Berti Filho).

O IPEF Express é uma ferramenta de divulgação de informações e atividades do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), para seus associados, técnicos, colaboradores e demais fontes do setor florestal.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.