logo_express.jpg

Edição 18 – 18 de outubro de 2010_

IPEF promove Programa de
Preparação de Gestores Florestais

Iniciativa possibilita contato entre engenheiros florestais
recém-formados e profissionais do setor

Imagine ter a oportunidade de aprofundar conhecimentos práticos junto a profissionais experientes de grandes empresas do setor florestal, professores e pesquisadores do meio acadêmico. Estudantes recém-formados em Engenharia Florestal terão essa chance através do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF), lançado pelo IPEF. Trata-se de um ciclo de cursos preparatórios que compreendem apresentações teóricas, práticas, trabalhos em grupo, seis visitas a empresas florestais (Duratex, International Paper, Fibria, Suzano, Cenibra e ArcelorMittal) e uma excursão técnico-científica.

O primeiro ciclo do Programa acontecerá nas instalações do IPEF-Unidade Monte Alegre, entre 17 de janeiro e 3 de março de 2011, de segunda à sexta-feira, em período integral, e nas manhãs de sábado. O processo de seleção dos participantes já começou e vai até o dia 19 de novembro, sendo ofertadas 20 vagas para estudantes que se formaram em Engenharia Florestal no primeiro e no segundo semestre deste ano em universidades do país. A grade curricular do PPGF foi definida de modo a propiciar o entendimento do negócio florestal como um todo, compreendendo não só o gerenciamento florestal, mas também as áreas de recursos humanos, finanças, processos produtivos, gestão sócio-ambiental e visão estratégica.

O curso é totalmente gratuito, ficando a cargo dos participantes apenas as despesas com deslocamento e hospedagem. Candidatos aprovados no processo seletivo que comprovarem situação de carência segundo requisitos legais poderão receber bolsa auxílio.

A iniciativa viabiliza o contato entre pesquisadores e profissionais com grande experiência na indústria de florestas plantadas e recém-formados que pretendem atuar na área empresarial. Com isso, proporciona múltiplos benefícios, na medida em que não só capacita profissionalmente engenheiros florestais não iniciados na carreira, como também fornece ao mercado profissionais tecnicamente preparados por aqueles que já atuam no setor. O grau de capacitação proporcionado pelo PPGF alinha-se à série de ações iniciadas pelo Instituto para colocar em prática o Plano Estratégico IPEF 2020.

Doze empresas do setor de florestas plantadas apoiam a realização do Programa: ArcelorMittal Bioenergia, Bahia Specialty Celulose, Cenibra, Conpacel, Duratex, Fibria, Gerdau, International Paper do Brasil, Klabin, Masisa, Suzano e Veracel.

Inscreva-se, saiba mais sobre o processo de seleção dos participantes e conheça os módulos do curso no site do IPEF: www.ipef.br/gestores.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.