logo_express.jpg

Edição 20 – 11 de fevereiro de 2010_

Programa de Preparação de Gestores Florestais chega à metade da grade prevista

PPGF realizou esta semana visita a empresas florestais de Minas Gerais

A capacitação dos profissionais que atuam na área florestal sempre foi uma importante meta dentro da linha de atuação do IPEF, de forma que está foi contemplada em um dos objetivos estratégicos que compõe o chamado “Plano Estratégico IPEF 2020”. Seguindo este objetivo, o IPEF lançou em janeiro deste ano o Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF), somando a iniciativa de 12 empresas do setor que acreditaram e que patrocinaram esta idéia (veja a lista das mantenedoras abaixo).

O PPGF tem por objetivos proporcionar aos recém-formados um melhor desempenho profissional inicial nas empresas florestais; ampliar e equalizar o conhecimento em questões florestais; aprofundar conceitos administrativos e financeiros para melhor entender o negócio florestal; desenvolver competências e habilidades para o trabalho em equipe; e fornecer para as empresas florestais profissionais com base aprimorada). É composto por apresentações teóricas, práticas, trabalhos em grupo, seis visitas a empresas florestais e uma excursão técnico-científica. Para isto, o programa foi dividido em 6 módulos: Recursos Humanos, Finanças, Florestas, Produção, Sócio-Ambiental e Estratégico. Ao final, o aluno capacitado deverá apresentar um projeto conclusivo demonstrando o conhecimento adquirido.

DSCN2287.jpg
Engenheiros selecionados para o PPGF durante aula na unidade IPEF MA

Ainda durante as atividades do Programa são realizadas as chamadas “Palestras Motivacionais”, com grandes nomes do setor florestal brasileiro, que relatam suas experiências e atitudes aos alunos, já criando assim um know-how do mais alto nível, para que estes futuros profissionais possam lidar mais facilmente com os problemas que enfrentarão em sua carreira.

Ao final desta semana (12 de fevereiro) os 19 alunos selecionados para o curso retornarão de uma visita a  empresas florestais de Minas Gerais, onde puderam conhecer na prática os processos produtivos de celulose, na CENIBRA unidade de Ipatinga, e de carvão vegetal, na ArcelorMittal Bioenergia unidade de Dionísio. Antes, os alunos já haviam visitado unidades da Duratex e da Suzano, e futuramente visitarão as unidades da International Paper e Fibria.

Duratex 28.01.2011-24.jpg
Visita técnica a Duratex

Com isso, o IPEF, aliado as suas associadas, pretende fornecer recursos humanos capacitados ao mercado de trabalho, melhorando o desempenho técnico-científico nos quadros das empresas do setor, aliando, ainda mais, competitividade e conhecimento das atividades florestais.

As doze empresas do setor de florestas plantadas que apoiam a realização do Programa são:

- ArcelorMittal Bioenergia Ltda.
- Bahia Specialty Celulose
- Celulose Nipo-Brasileira S/A – Cenibra
- Consorcio Paulista de Papel e Celulose
- Duratex S/A
- Fibria Celulose S/A
- Gerdau
- International Paper do Brasil Ltda.
- Klabin S/A
- Masisa do Brasil Ltda.
- Suzano Papel e Celulose S/A
- Veracel Celulose S/A.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.