logo_express.jpg

Edição 22 – 25 de fevereiro de 2010_

Seminário do PROMAB discute o conceito de Pegadas Hidrológicas (Water Footprint)

Nos dias 24 e 25 de março será realizado o seminário do PROMAB (Programa Cooperativo de Monitoramento em Microbacias) com o tema “Pegadas Hidrológicas no Manejo de Florestas Plantadas”, no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP. A escolha do tema “Pegadas Hidrológicas” constitui uma inovação na maneira de analisar e integrar a questão da conservação da água no manejo de florestas plantadas, que de certa forma está em sintonia com as hipóteses e os fundamentos do monitoramento hidrológico na escala de microbacias experimentais do programa.

Mais do que apenas quantificar a evapotranspiração, ou o consumo de água por florestas plantadas, o PROMAB sempre considerou o balanço hídrico como o mais importante indicador para aferir as relações entre o manejo de plantações florestais e a água. Neste sentido, o que se procura avaliar é o equilíbrio na distribuição da água das chuvas entre evapotranspiração, que é responsável pela produção florestal, e a vazão do riacho, que é a água superficial que atende a todas as demais demandas deste precioso líquido. Na terminologia deste conceito moderno, estes dois fluxos são denominados, respectivamente, de “água verde” e “água azul”. Em outras palavras, esta inovação representa uma mudança conceitual das mais importantes. Ao invés de apenas tentar quantificar quanto é o consumo de água, esta nova ordem se preocupa com a avaliação de “como” se dá o consumo de água pelas plantações, relativamente às condições de disponibilidade natural da água. Ou seja, procura estabelecer critérios e padrões para a busca do consumo solidário da água.

Mais informações e inscrições
http://www.ipef.br/eventos/2011/pegadas_hidrologicas.asp

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.