logo_express.jpg

Edição 23 – 23 de março de 2011_

Colaboração científica em convênio
com Cirad é tema de entrevista

Em entrevista ao Centro de Cooperação de Pesquisas Agronômicas para Desenvolvimento (Cirad), organismo público francês que tem por missão contribuir com o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e subtropicais, o diretor executivo do IPEF, Prof. Luiz Ernesto George Barrichelo, apresentou as diretrizes da colaboração do Instituto e este renomado Centro europeu. De acordo com o professor, “os principais programas cooperativos tem a contribuição do Cirad em função da competência de seus técnicos e também para um aprofundamento na área científica, principalmente para o gênero Eucalyptus, visando o aumento da produtividade das plantações e suas adequações aos aspectos ambientais, o que é de suma importância para o Brasil.”

Untitled-2.jpg
Entrevista do Diretor Executivo do IPEF ao Cirad

Através do convênio, firmado em 01 de setembro de 2006 entre o Cirad e o IPEF, o grupo de pesquisadores Jean-Paul Laclau, Yann Nouvellon e Jean-Pierre Bouillet obtiveram em 2010 o visto oficial junto à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e ao Ministério das Relações Exteriores, que possibilita a permanência no Brasil para pesquisas junto aos programas cooperativos do Instituto, como EUCFLUX, BEPP, PTSM e PPPIB. Através do Objetivo Estratégico 06, que visa a expansão do conhecimento da Instituição por meio de parcerias com outras organizações, o suporte dado pelos profissionais do Cirad contribui para aumentar o conhecimento existente em outras universidades, centros de pesquisas e institutos nacionais e internacionais.

A matéria apresentada no site http://forets2011.cirad.fr/les_actualites/des_forets_d_
eucalyptus_plus_respectueuses_de_l_environnement
. traz um interessante vídeo mostrando as principais ações do Cirad junto à Estação Experimental de Ciências Florestais da Esalq/USP através de explanações feitas pelos técnicos citados, além de entrevista com o Prof. José Leonardo de Moraes Gonçalves, chefe do LCF/Esalq/USP.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.