logo_express.jpg

Edição 28 – 10 de maio de 2011_

Realizada reunião de instalação do TECHS

Com a finalidade de definir detalhes e lançar o Programa Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico (TECHS), foi realizado no dia 6 de maio a reunião de implementação do programa no IPEF Unidade Monte Alegre. Com a participação de mais de 20 engenheiros, representando 14 empresas, a reunião teve como objetivo apresentar o delineamento final proposto para o programa sob o ponto de vista da ecofisiologia, melhoramento e silvicultura aplicada, além de apresentar a proposta de instalação dos experimentos.

TECHS.jpg
Participantes da reunião em frente a sede do IPEF MA

Proposto pelas empresas do BEPP (Cenibra, Copener, Fibria, International Paper, Suzano, Veracel e V&M) no final de 2010, para estudar os aspectos ecofisiológicos que interferem na tolerância do eucalipto a estresses hídrico e térmico nos principais clones do Brasil, o projeto pretende aprofundar o conhecimento da ecofisiologia do eucalipto ao mesmo tempo em que aproxima os estudos à área de melhoramento genético (PCMF) e hidrologia florestal (PROMAB).

A idéia geral do programa é a de submeter os principais materiais genéticos nacionais a condições naturais (variabilidade regional) e induzidas (controle local) de estresses hídricos e térmicos. Prevê-se para o segundo semestre de 2011 o plantio dos clones em vários sítios do Brasil, que será como um teste clonal tradicional, porém tendo parcelas submetidas a dois níveis de restrição hídrica induzida pelo método de exclusão de chuva. O programa irá buscar identificar os graus de adaptação dos clones aos diferentes níveis de estresses, e isso deverá ter desdobramento do ponto de vista do melhoramento florestal.

Para o diretor executivo do IPEF, Luiz Ernesto George Barrichelo, "o TECHS se destaca por dois fatos inéditos na história dos programas cooperativos do IPEF: de um lado porque é lançado para dar continuidade ao BEPP e, por outro lado, pelo seu elevado potencial de agregação e sinergismo com outros programas como o PROMAB, PROTEF, PTSM, PCMF, entre outros".

Ao final da reunião foi confirmada a participação de 14 empresas ao novo, sendo que novas adesões poderão ser efetuadas junto ao professor José Luiz Stape (stape@ipef.br), coordenador do programa, até o dia 30 de maio, quando se iniciarão os trabalhos. Também foi definida na reunião a contratação de um pós-doutorando que atuará como supervisor geral do projeto, contratado pelo IPEF em tempo integral.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.