logo_express.jpg

Edição 29 – 26 de maio de 2011_

Primeira reunião de novo programa
cooperativo foi realizada no Uruguai

Durante a Visita Técnica Internacional à Argentina e Uruguai, foi realizada a implantação do Programa Cooperativo de Clonagem e Enraizamento de Eucalipto (PECE) do IPEF, cuja equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto já está definida, e conta com pesquisadores do IPEF, da Esalq/USP e das associadas Montes del Plata, Forestal Oriental, Fibria, Stora Enso e Suzano. O programa tem, como coordenadores científicos os professores Marcilio de Almeida do Departamento de Ciências Biológicas e Antonio Natal Gonçalves do Departamento de Ciências Florestais, ambos da Esalq/USP.

O objetivo geral do programa é desenvolver protocolos para a produção clonal em larga escala de genótipos selecionados de eucaliptos subtropicais e seus híbridos por meio das técnicas de miniestaquia e microestaquia, com especial atenção para a indução e formação de um sistema radicular morfofisiologicamente funcional. Os trabalhos serão desenvolvidos em 15 materiais genéticos, em espécies puras e híbridos, como: E. dunnii, E. dunnii x E. grandisE. grandis x E. smithii, E. dunni x E. benthamii e outras ainda em definição.

A partir deste mês de maio, o IPEF estará recebendo os clones selecionados para o desenvolvimento dos trabalhos. No caso das empresas internacionais iniciaremos o processo de importação junto às autoridades do Brasil. Os materiais serão recebidos através de mudas, estacas ou macro estacas.

Segundo Israel Gomes Vieira, coordenador técnico do programa, “finalmente estaremos trabalhando com o objetivo de desenvolver tecnologia que irá proporcionar ganhos de produção e qualidade na multiplicação assexuada desses materiais tão importantes a produção de florestas em zonas subtropicais”.

A primeira reunião, realizada no dia 04 de maio, contou com a presença de Israel Gomes Vieira (IPEF); Huan Pablo de Souza (Stora Enso); Karina de Lima (IPEF), Carmelo Centurion (Forestal Oriental), Marcílio de Almeida (Esalq/USP), Antonio Natal Gonçalves (Esalq/USP), Izabel Christina Gava de Souza (Suzano), Stella Mary Merola (Montes del Plata), Francisco Ferreira (Montes del Plata), Federico Rey (Forestal Oriental) e Alvaro Alonso (Montes del Plata). A próxima reunião será realizada no segundo semestre e será restrita ao grupo de empresas e pesquisadores participantes.

Salientamos que empresas interessadas em participar do PECE devem entrar em contato com o coordenador técnico através do e-mail israel@ipef.br.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.