logo_express.jpg

Edição 30 – 31 de maio de 2011_

Nova associada do IPEF

Em consulta ao Conselho Deliberativo, confirmou-se em 30 de maio de 2011 a adesão da empresa ArcelorMittal BioEnergia ao quadro de associadas do IPEF. Com isso, o Instituto agora passa a contar com 24 empresas dos setores de celulose, papel, siderurgia e tecnologia florestal.

Com práticas cada vez mais avançadas, as atividades da ArcelorMittal BioEnergia tem o menor impacto ambiental possível, sendo realizados vários programas como monitoramento da biodiversidade, monitoramentos hídricos, recuperação de áreas degradadas, reutilização e reciclagem de resíduos e projetos de crédito de carbono.

Possuindo a área de aproximadamente 126.000 hectares, das quais mais de 33.000 hectares em áreas de conservação/proteção, a empresa produz e comercializa biorredutor sólido (carvão vegetal), madeira, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Suas áreas estão localizadas nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina, Minas Novas e Carbonita.

Junto com a ArcelorMittal BioFlorestas, outra empresa do grupo que também é associada do Instituto, que possui áreas preservadas e de reflorestamento de eucalipto nos estados de Minas Gerais e Bahia, as empresas possuem a capacidade atual de produção de 1,5 milhão de m³ de biorredutor sólido renovável, com potencial para atingir 3,2 milhões de m³ nos próximos anos.

Juntas, as empresas participam de sete programas cooperativos do IPEF (PTSM, PROTEF, EUCFLUX, PCMF, PCCF e PCSN), cada uma com suas particularidades e necessidades em pesquisa e desenvolvimento.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.