logo_express.jpg

Edição 35 – 16 de agosto de 2011_

Conferência Internacional sobre eucalipto
será realizada em Porto Seguro

O Grupo de Trabalho 2.08.03 da IUFRO, intitulado ‘Melhoramento e Cultura do Eucalipto’, promoverá este ano, de 14 a 18 de novembro em Porto Seguro (BA), uma Conferência Internacional com o tema: “Joining silvicultural and genetic strategies to minimize Eucalyptus environmental stresses: from research to practice”. O evento está sendo organizado pelo departamento de Ciências Florestais da Esalq, Universidade Estadual da Carolina do Norte, Embrapa, IPEF e Cirad.

O objetivo central da Conferência será criar um fórum de elevada excelência para debater e integrar conhecimentos genéticos e silviculturais em prol da sustentabilidade das plantações de eucalipto, frente a um cenário de agravamento dos estresses hídricos e térmicos e da proliferação de pragas e doenças, configurado, sobretudo, pelas perspectivas de mudanças climáticas. Serão apresentados os avanços mais recentes das pesquisas do setor acadêmico e privado.

Além disso, o evento permitirá divulgar à comunidade científica internacional os avanços científicos e as boas tecnologias atualmente adotadas pelo setor florestal brasileiro, passo essencial no sentido de consolidar o país como um expoente mundial na adoção de boas práticas socioeconômicas, silviculturais  e ambientais, por conseguinte, gerando facilidades de financiamento e colocação de commodities no mercado internacional.

Como nas Conferências anteriores (Bordeaux 1990, Hobart 1995, Salvador 1997, Valdivia 2001, Portugal 2004 e Durban 2007), pesquisadores, engenheiros, gestores florestais e estudantes de diferentes países discutirão formas inovadoras de aplicar os conhecimentos científicos com intuito de desenvolver tecnologias avançadas de planejamento e manejo florestal. É esperada a participação de 800 a 1000 pessoas.

O evento está dividido em sessões que integram os principais aspectos determinantes da produção do eucalipto: genéticos, fisiológicos, ambientais, sociais, econômicos e silviculturais. Para isso foram convidados pesquisadores de renome internacional da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Portugal.

A submissão de trabalho pode ser realizada até 31 de agosto por meio do site http://www.euciufro2011.com. Após o evento estão sendo organizados três itinerários opcionais de excursão para empresas florestais: i) Bahia, ii) São Paulo, iii) Paraná e Santa Catarina.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.