logo_express.jpg

Edição 40 – 26 de janeiro de 2012_

Segunda Reunião Técnica do
PECE será em fevereiro

Será realizada nos dias 14 e 15 de fevereiro, no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais (Esalq/USP), a II Reunião Técnica do Programa Cooperativo de Enraizamento e Clonagem de Eucalyptus (PECE) com a promoção do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e a coordenação dos professores Antônio Natal Gonçalves e Marcílio de Almeida, e do coordenador do setor de Sementes e Mudas do IPEF, Israel Gomes Vieira. O primeiro dia será uma reunião técnica aberta ao público interessado, no segundo dia a reunião será exclusiva as empresas participantes do programa e terá uma pauta técnica-administrativa.

Os principais temas a serem discutidos são: a interação planta x micro-organismo em condições de laboratório e campo, a viabilidade do uso de biorreatores na propagação do eucalipto, a nutrição no cultivo desta espécie em baixas temperaturas e aspectos morfofisiológicos na sua propagação.

O PECE tem como objetivo desenvolver protocolos para a produção clonal em larga escala de genótipos selecionados de eucaliptos subtropicais e seus híbridos por meio das técnicas de miniestaquia e microestaquia, com especial atenção para a indução e formação de um sistema radicular morfofisiologicamente funcional. Sua primeira reunião administrativa foi realizada na visita à cidade de Paysandu, Uruguai, e o programa conta com pesquisadores do IPEF, da Esalq/USP, da BioForest S/A e das associadas Montes del Plata, Forestal Oriental, Fibria, Stora Enso e Suzano.

Para Israel, coordenador técnico do programa, “é uma oportunidade de apresentarmos os resultados obtidos durante o ano e eventualmente corrigirmos o andamento do programa, além da possibilidade de troca de experiências em função da interação dos profissionais das diversas empresas participantes do programa”.

Mais informações sobre a programação e inscrições para a reunião podem ser feitas através do site do IPEF: http://www.ipef.br/eventos/2012/pece.asp.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.