logo_express.jpg

Edição 42 – 08 de março de 2012_

 Cadeira de Silvicultura da ESALQ/USP
(atual Departamento de Ciências Florestais) comemora Jubileu de Ouro

Há exatos 50 anos, no dia 8 de março de 1962, era assinado o decreto 39.871 pelo então Governador do Estado, Dr. Carlos Alberto A. de Carvalho Pinto, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 9 de março daquele ano. Este decreto oficializava a criação da Cadeira de Silvicultura na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), em decorrência do desdobramento da 12ª Cadeira (Horticultura). Oito anos depois, ela recebeu a denominação de Departamento de Silvicultura e em 1986, Departamento de Ciências Florestais. Para implantação desta nova cadeira, foi nomeado o Prof. Helládio do Amaral Mello que se efetivou através de concurso público como Professor Catedrático, onde permaneceu, como Chefe de Departamento, até se aposentar em 1979 e que deixou outro legado importante: a criação do IPEF em abril de 1968.

Diário Oficial_09.03.jpg
Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 09/03/1962,
oficializando a criação da Cadeira de Silvicultura da Esalq/USP

O Prof. Luiz E. G. Barrichelo, diretor executivo do IPEF, relembra uma feliz coincidência: “o ano de 1962 marcou o ingresso da minha turma de engenheiros agrônomos na Esalq e, por isso, fomos os primeiros a ter o privilégio de frequentar a nova disciplina (originalmente uma única) no ano de 1963”. Da mesma forma, nesse ano já se esboçava a implantação das Diversificações, entre as quais a de Silvicultura. Para isso muito contribuiu o interesse demonstrado pelo corpo discente da época, acreditando nessa abertura para o engenheiro agrônomo. Barrichelo recorda de colegas que se projetaram no cenário florestal como “agrônomos-silvicultores” (equivalentes ao engenheiros florestais de nossos dias) das turmas de 1963 e 1964. “Entre outros, posso citar de pronto, Mário Ferreira e João Walter Simões (professores aposentados pela Esalq), Pieter Willem Prange, Mauro Antonio Moraes Vitor, Guenji Yamazoi, Benvenuto Antonio Guidoni e Jaime Mascarenhas Sobrinho”.

Dessa maneira, a Cadeira de Silvicultura deve ser reconhecida, no seu Jubileu de Ouro, como a semente do Departamento de Ciências Florestais, Curso de Engenharia Florestal da Esalq/USP (que neste ano de 2012 completa 40 anos de instalação) e do próprio IPEF, como destacado anteriormente.

Congratulações a Esalq e ao Departamento de Ciências Florestais pela data, em nome da direção e colaboradores do IPEF, Conselho Deliberativo e Empresas Associadas.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.