logo_express.jpg

Edição 43 – 08 de maio de 2012_

CBRN, IPEF e Pacto realizam
Workshop sobre Florestas Nativas

A partir de uma iniciativa da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN/SP) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, do Programa Cooperativo de Silvicultura de Nativas (PCSN) do IPEF e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, foi realizado nos dias 4 e 5 de maio em Piracicaba (SP),o workshop “Propostas para subsidiar um plano de implantação de florestas nativas com viabilidade econômica e ecológica”, que contou com mais de 80 participantes, de instituições ambientais governamentais e não governamentais, universidades e setor privado.

Seu principal objetivo foi procurar respostas para a questão “o que existe e o que precisa ser feito para que a restauração seja econômica e ecologicamente viável?”, além de buscar propostas para subsidiar um plano de implantação de florestas nativas com viabilidade econômica e ecológica. Também se procurou identificar modelos, instrumentos, mecanismos de financiamento e políticas públicas para viabilizar a restauração de florestas em larga escala, com ênfase em Reservas Legais do estado de São Paulo.

IMG_6636.jpg
Participantes do workshop

No primeiro dia do evento foram apresentados e trabalhados os principais questionamentos e dificuldades sobre o assunto, resultados preliminares e foram criadas sínteses dos trabalhos em discussão. Já no segundo dia houve a consolidação das contribuições dos grupos, que servirá de base para um documento que será preparado com as recomendações deste workshop.

Segundo Zezé Zakia, coordenadora do PCSN, “um dos resultados do workshop foi a solicitação da criação de um banco de dados que conterá as informações definidas como essenciais para tomadas de decisões durante o evento, e que deverá ser produzido e gerenciado pelo PCSN e hospedado no site do IPEF”.

Com isso, o PCSN está encaixado em uma das linhas de atuação traçadas no Plano Estratégico IPEF 2010-2020, cujo objetivo é “participar de forma estruturada na elaboração de políticas públicas”. Mais informações sobre o PCSN em http://www.ipef.br/pcsn

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.