logo_express.jpg

Edição 48 – 18 de julho de 2012_

IPEF promoveu seminário de
atualização sobre a nova lei florestal

Anfiteatro lotado (mais de 140 pessoas), participantes com dúvidas na ponta da língua em um ambiente descontraído e informal. Esta foi a tônica do Seminário de Atualização sobre a nova lei Florestal (Lei 12.651/2012), realizado pelo IPEF, através do seu Programa Cooperativo de Silvicultura de Nativas (PCSN).

Organizado pela eng. Maria José Brito Zakia, durante o dia 17 de julho, o seminário destacou pontos polêmicos (vetos, medida provisória, entre outros), necessidades de regulamentação e a situação dos estados que tem lei florestal específica, com apresentações sobre as definições da nova Lei Florestal, o Cadastro Ambiental Rural e Plano de Recuperação Ambiental, Áreas de Preservação Permanente (como era – como ficou), necessidade de recomposição, áreas de uso restrito, Reserva Legal (como era – como ficou), as obrigações para empreendimentos já estabelecidos e obrigações para novos empreendimentos, os instrumentos econômicos, e as disposições transitórias (prazos e obrigações).

IMG_6662.jpg
Zezé Zakia esclareceu dúvidas e elucidou temas a respeito da nova lei florestal

Os participantes, que representavam diversas áreas de atuação (engenheiros florestais, agrônomos, biólogos, advogados, proprietários rurais etc), também participaram com dúvidas, que foram respondidas antes, durante e após o evento.

Para Zezé Zakia, o seminário “foi uma oportunidade para troca de experiências entre profissionais de diferentes formações e área de atuação, bem como para avaliar as necessidades e obrigações geradas com esta nova lei”.

O IPEF tem destacado a Silvicultura de Nativas em sua atuação nos últimos anos. Para citar apenas dois exemplos mais recentes, temos a adesão do Instituto ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, e o projeto de pesquisa sobre “Silvicultura de Espécies Nativas do Cerrado Mato-grossense” que está sendo executado no Refúgio Ecológico Serra Azul – SESC. Para o Luiz Ernesto George Barrichelo, diretor executivo do IPEF, “esta promoção se enquadra dentro da preocupação atual do IPEF procurando inserir a atividade de florestas plantadas de suas associadas num contexto global vinculado às reservas de florestas nativas. Pela importância e atualidade do assunto o evento foi aberto à toda a comunidade rural interessada”.

Informação

Devido a grande procura, o IPEF promoverá a segunda edição deste seminário, que está programado para o dia 09 de agosto em Piracicaba (SP). Mais informações sobre o 2º Seminário "Atualização sobre a nova lei Florestal – Lei 12.651/2012" podem ser obtidas no endereço http://ipef.br/eventos/2012/leiflorestal2.asp

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Acompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.