logo_express.jpg

Edição 51 – 28 de agosto de 2012_

Confirmado o ciclo 2013 do
Programa de Preparação de Gestores Florestais

A capacitação de profissionais que atuam na área florestal sempre foi um dos alicerces de atuação do IPEF desde sua fundação em 1968. Tanto que no seu Plano Estratégico IPEF 2020, existe um objetivo específico que contempla este ramo de atuação. Como parte de suas atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional, o IPEF lança o 3º Ciclo do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF 2013), programa que visa a aproximação de engenheiros florestais recém-formados de professores, pesquisadores e profissionais com grande experiência, e que atuam em empresas do setor florestal.

Como nos ciclos anteriores, a realização do PPGF 2013 só é possível devido ao importante apoio das empresas associadas, que dão suporte logístico e financeiro para o programa. Caxuana, Cenibra, Duratex, Eldorado Brasil, Eucatex, Fibria, Gerdau, Klabin, Suzano, Veracel e V&M Florestal são as empresas que apóiam este novo ciclo.

Com a experiência adquirida, novos ajustes foram efetuados, tanto no formato, como na estrutura do programa. Porém, a essência dos objetivos permaneceu, ou seja, é um evento gratuito, aberto exclusivamente para engenheiros florestais recém-formados (que estarão terminando o curso em 2012), oriundos de qualquer universidade brasileira. Uma particularidade deste ciclo foi a preocupação com os recém-formados oriundos de universidades federais que passaram por greves em 2012. Por isso os prazos de inscrições, seleção e realização foram ampliados.

Os módulos que fazem parte do PPGF 2013 serão: Integração, Gestão de Pessoas, Finanças, Processos Produtivos, Sustentabilidade e Estratégico.  Além disso, estão previstas quatro visitas técnicas, a três empresas associadas e uma instituição da área florestal.

As inscrições poderão ser feitas no período de 03 de setembro até 30 de novembro, e o processo de seleção ocorrerá nos meses de dezembro e janeiro. A realização do PPGF 2013 será no período de 04 de março a 11 de abril de 2013, na unidade IPEF Monte Alegre, em Piracicaba (SP). Mais informações estão disponíveis no site do IPEF, em http://www.ipef.br/gestores/

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Não desejo receber mais este e-mailAcompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.