logo_express.jpg

Edição 65 – 16 de setembro de 2013_

IPEF realiza reunião de integração
entre estagiários e bolsistas

O IPEF Notícias de número 221, de maio/junho do corrente ano, destaca o envolvimento do IPEF com os estudantes de diferentes níveis através de seu Setor de Bolsas e Estágios, bem como, com os recém-formados dos Cursos de Engenharia Florestal, através do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF). Estas ações estão diretamente ligadas ao Objetivo Estratégico de número 7 (contribuir para a melhoria da capacitação dos profissionais que atual na área florestal) do planejamento Estratégico do IPEF (IPEF 2020) lançado no início de 2010 com o horizonte para o ano de 2020.

Hoje são 45 alunos divididos entre bolsistas de pós-graduação e estagiários de graduação, que estão diretamente ligados aos programas cooperativos e projetos especiais. Ao lado do treinamento recebido, os mesmos trazem, como retorno, uma destacada colaboração aos programas e projetos aos quais estão envolvidos, tanto do ponto de vista operacional como técnico e científico (palestras, publicação de trabalhos etc.).

Reforçando as providências administrativas que estão sendo tomadas, em especial, visando o aprimoramento da integração entre os programas cooperativos do IPEF, foi realizado no último sábado, dia 14, um evento com os estagiários e bolsistas com o objetivo de aumentar o sinergismo dentro de suas áreas de atuação. Outro ponto importante foi ouvi-los sobre suas percepções do conjunto, pontos fortes e fracos da sistemática atual empregada na admissão e acompanhamento de suas atividades.

Como oportunidade de melhoria, foi possível constatar a necessidade de ampliar a visão dos alunos para outros temas florestais, além daqueles do cotidiano dos projetos aos quais estão inseridos, o que certamente irá ajudá-los a ter melhor desempenho atual e futuro.

Como uma das conclusões, ficou evidenciada a importância na formação profissional destes alunos, da integração/interação entre empresas e meio acadêmico, possibilitada pelo IPEF, por intermédio de suas associadas e universidades parceiras. Tal realidade permite ao IPEF cumprir a importante missão de auxiliar o setor florestal na formação de profissionais preparados e competentes.

SAM_0778.JPG

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.


Não desejo receber mais este e-mailAcompanhe as ações do IPEF no Twitter

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.