logo_express.jpg

Edição 68 – 09 de janeiro de 2014_

Parceria entre IPEF e Embrapa
realizará pesquisa genômica inovadora

O programa cooperativo TECHS (Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico) do IPEF possui 35 sítios experimentais no Brasil e dois no Uruguai, estudando a tolerância de 18 clones de eucalipto altamente produtivos frente aos estresses hídrico e térmico. Visando aproveitar toda esta estrutura instalada em empresas e universidades, a equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia aprovou um projeto competitivo junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que irá estudar os padrões diferenciais de adaptação epigenética dentro e entre os clones ao longo de gradientes ambientais e regimes de estresse hídrico.

O projeto aprovado pela equipe da Embrapa, liderada pelos pesquisadores Dario Grattapaglia e Marilia de Castro Rodrigues Pappas, com a participação dos professores Georgios Pappas, do Laboratório de Bioinformática da Universidade de Brasília (UnB), e José Luiz Stape (North Carolina State University/IPEF), visa avançar na compreensão da base epigenética do comportamento plástico ou interativo de clones elite de Eucalyptus.

O projeto reúne informações sobre pesquisas desenvolvidas ao longo dos últimos anos para o eucalipto e que permitem a realização de experimentos de epigenômica possivelmente únicos no mundo em espécies florestais. Entre estas pesquisas pode-se citar a ampla rede experimental do TECHS envolvendo o estudo da ecofisiologia de clones de eucalipto; o sequenciamento do genoma completo do eucalipto realizado pela rede internacional Eucagen com importante participação do projeto Genolyptus no Brasil; e os avanços dos vários projetos de seleção genômica ampla (SGA) realizados pela Embrapa e diversas empresas florestais brasileiras.

Espera-se levantar evidências genômicas de que o metiloma do eucalipto é responsivo à variação hídrica e térmica, além de identificar padrões conservados de metilação entre clones que possuem comportamento análogo de plasticidade ou interatividade, padrões esses que, sobrepostos com os dados de marcadores moleculares da SGA, possam levar a estabelecer regiões genômicas, alvo da seleção direcional para adaptabilidade.

Mais informações sobre o TECHS podem ser encontradas no site do IPEF em http://www.ipef.br/techs

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.