logo_express.jpg

Edição 70 – 17 de fevereiro de 2014_

Programa de Preparação de Gestores
Florestais encerra terceiro ciclo formando
mais 19 gestores para o setor florestal

Um dos sete pilares de atuação do IPEF é contribuir para a melhoria da capacitação dos profissionais que atuam na área florestal, através das mais diversas formas de difusão de seus resultados e pesquisas. Com a crescente demanda de mão de obra qualificada para o setor florestal, assim como a necessidade de treinamento de recém-formados para ambientação na vida corporativa, muitas empresas mantém programas de trainee, renovando a cada ano sua grade de novos talentos.

Visando contribuir neste cenário, em 2011 foi criado o Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF), que busca proporcionar aos recém-formados em engenharia florestal um melhor desempenho profissional inicial nas empresas florestais, ampliar e equalizar o conhecimento em questões florestais, aprofundar conceitos administrativos e financeiros para melhor entender o negócio florestal, desenvolver competências e habilidades para o trabalho em equipe e fornecer para as empresas florestais profissionais com base aprimorada.

No dia 14 de fevereiro foi finalizado o terceiro ciclo do PPGF. Neste ano, o programa contou a participação de 19 engenheiros florestais recém-formados e com a colaboração de professores, pesquisadores e profissionais com grande experiência no setor.

IMG_7596.jpg
Participantes do PPGF 2014

Hernon José Ferreira, diretor florestal da Eucatex, reconhece a necessidade do programa e sua importância para o setor. “Acredito ser um importante projeto de cidadania e extensão rural, visando à formação de profissionais capacitados para atender às demandas do setor florestal num momento de grandes mudanças e rupturas. Fiquei muito satisfeito e impressionado com alto nível das apresentações e grau de conhecimento. Acredito que o mercado estará muito bem servido com a inclusão destes profissionais”, ressalta.

Foram 29 dias de atividades, divididas em cinco módulos semanais (integração, gestão de pessoas, finanças, processos produtivos e sustentabilidade), ministrados por diretores, gerentes e profissionais qualificados de diferentes áreas das empresas apoiadoras, profissionais convidados que têm reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento do setor florestal, e professores de diferentes universidades, nas dependências do IPEF Monte Alegre, em Piracicaba (SP).

Além das atividades no IPEF Monte Alegre, foram realizadas visitas as empresas Duratex, International Paper, Eucatex e Fibria, onde os participantes conheceram diferentes aspectos de plantios florestais produtivos, sistema de produção de chapas de madeira, celulose e carvão, funcionamento de viveiros de mudas, da área de pesquisa e desenvolvimento das empresas, além de detalhes intrinsecamente ligados ao setor empresarial.

Para o diretor executivo do IPEF, prof. Luiz Ernesto George Barrichelo, “o PPGF além das suas finalidades já divulgadas é um importante agente de interação entre universidades. Neste ciclo de 2014 envolveu 11 escolas representando os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”.

O IPEF reconhece o apoio das onze empresas florestais que tornaram a realização do PPGF possível. São elas: ArcelorMittal BioFlorestas, Cenibra, Duratex, Eldorado Brasil, Eucatex, Fibria, International Paper, Klabin, Suzano, Vallourec e Veracel. Além do apoio financeiro, as empresas também deram suporte profissional, permitindo que vários de seus funcionários participassem do programa apresentando palestras.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.