logo_express.jpg

Edição 85 – 21 de setembro de 2015_

IPEF organiza sessão técnica florestal
durante o ABTCP 2015

O Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido anualmente pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), é reconhecidamente um dos principais eventos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimento e experiências sobre essa cadeia produtiva, nas mais diversas áreas. Tal é sua representatividade para o setor que, todo ano, comparecem ao evento mais de 800 especialistas e técnicos de renome internacional.

A Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece paralelamente ao Congresso, conta com anualmente com mais de 100 expositores que recebem em seus três dias de evento mais de 8 mil visitas. Dentre os expositores, destacam-se os fornecedores de equipamentos e serviços especializados da indústria de celulose e papel e alguns dos principais fabricantes do setor.

Paralelamente, são realizadas sessões temáticas, que visam aprofundar as discussões relativas a áreas ligadas ao setor de celulose e papel. Desde 2012, o IPEF é responsável pela Sessão Técnica Florestal, que neste ano tratará sobre os organismos geneticamente modificados, a biossegurança e aspectos do melhoramento florestal no aumento da produtividade florestal brasileira.

Sob a moderação do prof. Luiz Ernesto George Barrichelo (IPEF), a sessão será realizada no dia 07 de outubro e contará com as palestras “Biossegurança de eucalipto geneticamente modificado”, por Giancarlo Pasquali (UFRGS), “Melhoramento, biotecnologia e o setor florestal brasileiro”, por Ana Gabriela M. Bassa (Arborgen), “Biotecnologia Florestal: benefícios esperados para o setor de celulose e papel”, por Eduardo J. Mello (FuturaGene), “Engajamento em EucaliptoGM: visão e abordagem da Fibria Celulose SA”, por Cesar Bonine (Fibria) e “Sonhos, realidades e desafios para a biotecnologia florestal - comentários técnicos e resumo do dia”, por Celso Foelkel (Grau Celsius).

O ABTCP 2015 acontecerá no período de 6 a 8 e outubro, no Transamerica Expo Center em São Paulo (SP). Inscrições e mais informações estão disponíveis no site http://abtcp2015.org.br/

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.