logo_express.jpg

Edição 89 – 16 de maio de 2016_

IPEF atende demanda para possíveis novos Programas Cooperativos

Programa Cooperativo sobre Gestão Florestal (PCGF)

No dia 30 de março, em reunião realizada em Piracicaba (SP), foi apresentada aos profissionais de diversas empresas do setor florestal, a proposta de implementação do Programa Cooperativo sobre Gestão Florestal (PCGF) junto ao IPEF. Os participantes representaram nove empresas associadas do Instituto.

O PCFG tem o foco principal no LiDAR, que consiste em uma tecnologia que possibilita o cálculo de distâncias baseado na cronometragem do tempo de viagem da luz, utilizado em florestas para a estimação de diversos parâmetros biométricos.

De posse das informações apresentadas na reunião, aguarda-se a manifestação das empresas quanto a seus efetivos interesses em participar do programa. A liderança das ações encontra-se à cargo do prof. Luiz Carlos Estraviz Rodriguez (Esalq/USP), cujo contato é pelo e-mail lcer@usp.br


Reunião sobre o LiDAR realizada em dezembro de 2015

Programa Cooperativo sobre Logística Florestal (LogFlor)

Os principais aspectos envolvendo o tema da logística florestal foram tratados no dia 10 de maio, em Piracicaba (SP), em reunião que contou com a presença de profissionais especialistas em logística, planejamento e controle, colheita, transporte, infraestrutura e manejo florestal, além de membros de universidades e órgãos de representação institucional do setor. Destaque-se a participação de 11 representantes de nove empresas associadas ao IPEF.

O evento fez parte de ações que o IPEF vem estabelecendo, em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log), no exercício de se tentar viabilizar a implantação do Programa Cooperativo sobre Logística Florestal (LogFlor) junto ao Instituto. A reunião permitiu a coleta de um importante repertório de temas, que levarão a formatação de um primeiro documento que será encaminhado em breve para a avaliação das empresas. A partir de então, pretende-se selecionar e definir as estratégias para a condução dos trabalhos de pesquisa e outras ações vinculadas à logística florestal. A liderança das ações encontra-se à cargo do prof. José Vicente Caixeta Filho (Esalq/USP), coordenador do Esalq-Log. Os interessados neste novo programa podem entrar em contato com o prof. Caixeta pelo e-mail jose.caixeta@usp.br


Prof. Caixeta durante reunião do LogFlor

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.