logo_express.jpg

Edição 91 – 29 de junho de 2016_

Falece Walter Suiter Filho, o grande indutor da oferta de sementes melhoradas junto ao IPEF

É com pesar que informamos o falecimento de Walter Suiter Filho nesta quarta-feira, dia 29 de junho de 2016. Suiter era engenheiro agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", na turma de 1966, onde, durante vários anos, também atuou como docente junto ao Departamento de Ciências Florestais. Foi Diretor de Pesquisa Florestal na antiga CAF Florestal, hoje, pertencente ao grupo ArcelorMittal. Entre outros cargos de destaque, também atuou como Diretor de Recursos Florestais do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e como Secretário Executivo do FSC® Brasil.

Segundo Nelson de Barbosa Leite, "Walter Suiter Filho foi o grande batalhador pelo uso das sementes melhoradas em plantios florestais. Deu significativa contribuição à silvicultura brasileira, fazendo história como um dos principais indutores da alocação de sementes de melhor qualidade junto ao setor florestal, através dos mecanismos do IPEF. Isso fez com que ocorresse uma importantíssima mudança no perfil das florestas implantadas durante o período dos incentivos fiscais”.

Suiter foi agraciado com o título de Sócio Honorário do IPEF, em abril de 2002, como homenagem pela sua atuação como presidente do Instituto, durante o período de 1986 a 1988.

O IPEF, suas associadas e colaboradores, prestam homenagem a Walter Suiter Filho, pela sua história e pela sua contribuição para com o setor florestal brasileiro, solidarizando-se com sua família e amigos. O velório é reservado aos familiares e a cremação será realizada amanhã (30) no Crematório Jardim Metropolitano, no Parque Ararauma, em Val Paraíso (GO), às 14h.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.