logo_express.jpg

Edição 92 – 25 de agosto de 2016_

Programa de Mecanização e Automação
conta com novo coordenador executivo

Motivadas pela necessidade do aumento da competividade e a melhor compatibilização da mão de obra, empresas se uniram para criar junto ao IPEF, em julho de 2014, o Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal (PCMAF). Nesse âmbito, também foi considerada a necessidade do aumento da representatividade do setor florestal no mercado de máquinas agrícolas, de forma a que pudesse ser ampliado o interesse pelo desenvolvimento de equipamentos para o setor.

Depois de passar por uma fase de restruturação e a indicação de um novo líder científico, prof. Saulo Guerra (FCA/UNESP), o PCMAF selecionou seu novo coordenador executivo. Para a função, foi contratado pelo IPEF o eng. Guilherme Oguri (guilherme@ipef.br).

Guilherme é engenheiro florestal, formado na FCA/UNESP, com mestrado e doutorado na mesma instituição, onde se dedicou ao estudo da mecanização em plantios florestais. Guilherme possui ainda experiência em missões internacionais, tendo como referências a University of Arizona (EUA) e a Tokyo University of Agriculture and Technology (Japão).

Concluídas a restruturação, o PCMAF passa agora a redefinir suas atividades técnico-científicas, mediante a realização de reuniões envolvendo suas instâncias gerenciais e demais participantes do programa. Mais informações sobre o PCMAF estão disponíveis no site do IPEF em www.ipef.br/pcmaf/.


Prof. Saulo Guerra e Guilherme Oguri

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.