logo_express.jpg

Edição 95 – 16 de fevereiro de 2017_

FSC® Internacional aceita pedido brasileiro de revisão da condicionante sobre sulfluramida

Em um esforço conjunto entre o IPEF, através de seu Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF), o grupo de trabalho sobre químicos deste programa, que integra quatro profissionais de empresas florestais brasileiras, e da equipe da empresa Maxitree Consultoria, foi aceito pelo FSC Internacional o pedido de revisão da condicionante de derrogação que estabelecia uma meta de redução de 5% no uso da sulfluramida. A partir desta revisão, cada empresa poderá definir sua própria meta de redução.

Alguns dos compromissos solicitados pelo FSC no documento de derrogação são que as empresas devem identificar as espécies de formigas e monitorar a distribuição das colônias, além de localizar as áreas com alta infestação, limitando a dose do produto a dose mínima efetiva, conduzir pesquisas para busca de métodos alternativos, dentre outras condicionantes a aplicação deste produto.

Esta revisão atingirá 101 certificados do sistema FSC, muitos dos quais são de empresas filiadas ao PCCF.

Para Daniela Vilela, coordenadora do PCCF, e João Carlos Augusti (Fibria), coordenador do CTA do programa, “este resultado demonstra a importância das empresas questionarem o sistema em busca de seus direitos, uma vez que toda a argumentação técnico-científica apresentada comprovou que a meta estabelecida anteriormente estaria apenas punindo-as, uma vez que já buscam uma otimização constante de seus recursos e as melhores soluções possíveis. Além disso, demonstra a força que o trabalho cooperativo pode ter, unindo as vozes e pleitos das empresas visando um objetivo comum”.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.