logo_express.jpg

Edição 96 – 05 de abril de 2017_

Vale do Corisco inaugura projeto “Bacia Escola” e monitoramento do PROMAB

No dia 29 de março de 2017, a Florestal Vale do Corisco (consórcio entre Klabin e Arauco) inaugurou oficialmente o monitoramento hidrológico de sua microbacia experimental, em evento que contou com a presença de diversos representantes da empresa, entre eles o gerente florestal Rogério Salamuni, da prefeitura do município de Jaguariaíva, com a presença do prefeito José Sloboda, da empresa de abastecimento municipal (SAMAE), com a presença de seu presidente Reginaldo Cheirubim, e de Carolina Bozetti Rodrigues, pesquisadora do PROMAB.

O Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB), é um dos 10 programas cooperativos do IPEF, que atua diretamente no desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de hidrologia florestal e estuda os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos, através de monitoramentos contínuos em microbacias hidrográficas experimentais e modelagem, visando contribuir para a melhoria contínua do manejo florestal sustentável.


Inauguração oficial do monitoramento na microbacia Três Bocas

A localização e as características da microbacia Três Bocas são ideais para a realização do monitoramento hidrológico do PROMAB, ao mesmo tempo que reúne condições excepcionais para a implantação do projeto “Bacia Escola”, levando em conta a proximidade com a cidade e a presença de uma grande gama de instituições de ensino. O projeto “Bacia Escola” visa utilizar a área da microbacia experimental como um grande laboratório a céu aberto, no qual, diversas instituições de ensino do município poderão desenvolver projetos de pesquisas e realizar aulas práticas.

Além disso, a microbacia Três Bocas constitui em um dos três pontos de captação de água para o abastecimento público do município de Jaguariaíva. Para Carolina, “considerando que a microbacia da Vale do Corisco abastece 40% da população do município, este projeto vai contribuir com a geração de dados hidrológicos que possam demonstrar que o bom manejo florestal é capaz de aliar a produção de madeira com a geração de água com qualidade e em quantidade suficiente para os demais usuários”.

Carolina durante apresentação do PROMAB na Vale do Corisco

Para o líder científico do PROMAB, prof. Silvio Ferraz (Esalq/USP), “estamos conseguindo levar o tripé da universidade para o PROMAB, possibilitando agora o Ensino que vem complementar a Pesquisa e a Extensão, já realizados a tanto tempo no programa. Esperamos que este seja um primeiro projeto que possamos estender a outras áreas monitoradas, propiciando a educação ambiental e contribuindo para demonstrar a importância de um bom manejo florestal para a sociedade”.

Mais informações sobre o PROMAB estão disponíveis no site do IPEF, no endereço www.ipef.br/promab.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.