logo_express.jpg

Edição 99 – 10 de novembro de 2017_

TECHS publica artigo com os resultados de três anos de seus ensaios

O Programa Cooperativo sobre Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico, Térmico e Bióticos (TECHS) do IPEF surgiu após a finalização do Programa BEPP (Produtividade e Potencial do Eucalyptus no Brasil), com a necessidade de entender melhor a interação genótipo e ambiente, e como os efeitos dos fatores abióticos (clima) e bióticos (pragas e doenças) afetam a produtividade florestal. Assim, em 2012, o TECHS foi constituído por 26 empresas e, hoje, possui 36 sítios distribuídos no Brasil (do Pará ao Rio Grande do Sul) e Uruguai.


Localização dos sítios experimentais do TECHS

Em setembro, os pesquisadores do programa publicaram na revista Forest Ecology and Management os resultados da interação do clima, espaçamento e genótipos do TECHS durante o período de pico de incremento corrente, dos dois aos três anos de idade da floresta. O trabalho intitulado “The interactions of climate, spacing and genetics on clonal Eucalyptus plantations across Brazil and Uruguay” está disponível em https://doi.org/10.1016/j.foreco.2017.09.050.


Capa do artigo na revista Forest Ecology and Management

Em resumo, os pesquisadores encontraram uma variação de cinco vezes a produtividade entre os sítios mais contrastantes, e o dobro de produção entre os genótipos dentro de cada sítio. Neste artigo também foram relatados os efeitos das variações do clima na produtividade e a importância da seleção adequada do material genético para as diferentes condições das regiões de estudo.

Em 2018, o TECHS completa seis anos, e seus pesquisadores realizarão uma reavaliação do banco de dados, agora com a rotação completa, focando em resultados, práticos e aplicados, que contribuam para a o zoneamento do eucalipto para a silvicultura brasileira e uruguaia. Mais informações sobre o TECHS estão disponíveis no site do IPEF em www.ipef.br/techs/

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.