Programa Cooperativo sobre Melhoramento Florestal

A área de melhoramento florestal é uma das principais linhas de atuação do Instituto, desde sua fundação em abril de 1968. Atualmente, o programa cooperativo de melhoramento florestal do IPEF tem como meta e objetivo compor um acervo de materiais genéticos, possibilitando a conservação ex situ, a manutenção, ampliação e disponibilização de materiais genéticos. E atuar como o elo entra as instituições, desenvolvendo pesquisas interligadas às universidades e instituições privadas.

O melhoramento florestal possui muitos desafios em todo o seu ciclo, seja na manutenção da base genética ou nos ganhos em produtividade e qualidade. A grande expansão do setor para diversas regiões com condições edafoclimáticas distintas, evidência a necessidade da realização dos estudos de zoneamento climáticos e ecológicos, possibilitando a identificação de materiais superiores e adaptáveis a diversas condições climáticas.

Os projetos que compõe o PCMF atuam em diversas linhas de pesquisa, e estão focados na formação de populações base com o resgate e importação de materiais genéticos e na identificação de indivíduos superiores para cruzamentos e hibridações por meio de análises quantitativas e moleculares, formando populações melhoradas.

O PCMF desenvolve outras atividades, como workshops, cursos e visitas técnicas ligadas ao melhoramento florestal.

Missão

• Promover o desenvolvimento do melhoramento florestal no país.
• Manter, ampliar, recombinar e disponibilizar a base genética de espécies florestais com potencial para diversos usos em diferentes condições edafoclimáticas.
• Incrementar os ganhos genéticos nas características tecnológicas desejadas.
• Facilitar o acesso aos materiais existentes no Brasil e no exterior para as empresas participantes.
• Gerar informações complementares ao melhoramento florestal por meio de pesquisas específicas de acordo com as demandas das empresas associadas.
• Propiciar a troca de informações entre os representantes das empresas e também entre os pesquisadores dos diversos institutos de pesquisa do Brasil e do exterior.

Linhas de Pesquisa

O PCMF trabalha com linhas de pesquisa ligadas ao melhoramento florestal, que são de extrema importância nos programas realizados pelas empresas, como confecção e manutenção de enxertos, formação de pomar de polinização controlada, e coleta e beneficiamento de pólen para a efetuação dos cruzamentos controlados.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.