Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo

O programa desenvolve projetos de pesquisa, que visam a fornecer embasamento científico e técnico para a tomada de decisão operacional da área de silvicultura das empresas.

Uma das principais atividades do PTSM são as reuniões técnicas com as empresas associadas. Desde a criação, o programa realizou 44 reuniões técnicas, com a participação de aproximadamente 2460 pessoas.

O principal objetivo das reuniões é divulgar os resultados das pesquisas realizadas nas empresas associadas, bem como construir um fórum de debates e de intercâmbio de experiências, na área da silvicultura e do manejo florestal, entre os profissionais da área técnica e operacional das empresas participantes.

Nelas, também se apresentam novas tecnologias e equipamentos, ainda em fase de desenvolvimento, de modo a promover o “benchmarking” entre os profissionais da área da silvicultura e da mecanização nas empresas.

Além das reuniões, realizam-se outras atividades, os seminários, os simpósios e os cursos, que objetivam atualizar e reciclar os conhecimentos sobre o assunto em questão, visando, como já colocado, ao embasamento científico e técnico para a tomada de decisões imprescindíveis à sustentabilidade ou à elevação da produtividade de plantações florestais.

Área após colheita e coleta de folhas
Área após a colheita e coleta de folhas para análise nutricional

Objetivos

• Viabilizar projetos de pesquisa e de desenvolvimento cooperativo na área da silvicultura e do manejo, através da integração universidade-empresa e empresa-empresa dentro do Programa;
• Divulgar resultados dos projetos de pesquisa em reuniões nacionais e internacionais, permitindo a difusão das atividades técnicas realizadas pelas empresas participantes;
• Realizar seminários, simpósios e cursos, para atualizar conhecimentos, e treinamento profissional, de modo a propiciar o contato com pesquisadores e professores das mais conceituadas universidades e instituições florestais do país e do exterior;
• Constituir um fórum permanente em silvicultura e manejo florestal, com o objetivo de promover a integração, o intercâmbio de experiências e a discussão de novidades técnicas entre profissionais das áreas de pesquisa e de produção das empresas associadas ao programa, por meio de reuniões técnicas periódicas (“benchmarking”).
• Formação profissional de alunos do curso de engenharia florestal para ingressar às empresas associadas.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.