Anais do Simpósio IPEF 50 anos

Os 50 anos de uma instituição ensejam a reflexão sobre sua trajetória, cuja própria duração já anuncia sua importância. O ano de 2018 tem, para o Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais, este significado e relevância.

Como marco de comemoração desta importante data, diversas ações foram programadas e realizadas pelo IPEF neste ano tão expressivo para a história da instituição. Dentre eles, a realização do Simpósio IPEF 50 anos, que teve lugar nos dias 21 e 22 de agosto deste ano, na cidade de Piracicaba, SP.

O Simpósio IPEF 50 anos se constituiu como o mais importante marco da comemoração do Jubileu de Ouro do instituto, sendo um evento técnico de alto nível para o setor florestal e contando com importantes participações de profissionais do Brasil e do exterior, tratando de temas atuais e relevantes para o setor florestal.

O IPEF é também um marco na história de uma área do conhecimento, tendo relevância no desenvolvimento do ensino superior e da pesquisa cien-tífica na área florestal brasileira. Desta forma, foi natural que o Simpósio IPEF 50 anos considerasse também a pesquisa científica em seu evento técnico e comemorativo.

Para tal objetivo, o Simpósio abriu uma chamada de trabalhos científicos com foco em implantação, manejo, proteção, controle, produtos e benefícios das florestas plantadas, tendo recebido contribuições de diferentes universidades e instituições de pesquisa nacional, que após criteriosa revisão da comissão científica formada para o evento, foram apresentados em forma pôsteres durante os dois dias do evento na cidade de Piracicaba, SP.

O resultado desta sessão está apresentado nessa publicação, em forma de resumos expandidos e pretende contribuir para o desenvolvimento e disseminação da pesquisa científica florestal brasileira.

» Download dos Anais na íntegra (22.589kb)




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.