"Atlas Rural de Piracicaba"

Com o objetivo de apresentar uma descrição e análise da zona rural de Piracicaba, numa linguagem simples e acessível, o IPEF lança o Atlas Rural de Piracicaba, primeiro município brasileiro a ter uma coleção de mapas ou cartas geográficas em volume específico de sua zona rural. A linguagem adotada na publicação, as ilustrações e os mapas mostram de forma interativa a realidade rural do município.

Dividido em cinco capítulos, o Atlas destaca, por exemplo, que o último censo agropecuário realizado no Brasil, retratando a safra de 1995/6 (IBGE, 1998), estima a área de produção agrícola de Piracicaba em 86.762ha. Esse espaço é dividido entre 977 imóveis rurais, gerando um valor bruto da produção agropecuária de R$41.768.370,00 com um valor relativo médio de R$481,00ha.

Num outro momento, o Atlas mostra que o bom posicionamento de Piracicaba no cenário agrícola nacional se deve mais ao tamanho da área do município e ao elevado índice de ocupação de seu território rural com produção agrícola e menos à eficiência com que os sistemas de produção são executados.

Um outro levantamento estatístico do Atlas expõe que atualmente, a área rural do município é de aproximadamente 138.500ha. Nesse espaço, dividido em torno de 2.400 imóveis rurais, encontra-se 63.371ha de cana-de-açúcar, ou seja, 46% da área rural, e 34.967ha de pastagens, 25%, como culturas predominantes.

O Atlas Rural de Piracicaba, que teve como patrocinadores o Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), a Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Caterpillar, será distribuído de forma gratuita em todas as escolas de ensino fundamental e médio de Piracicaba para auxiliar nos conteúdos de Geografia e Ciências. Assim, quando forem tratados temas como bacias hidrográficas, matas ciliares, desenvolvimento rural, solos, agricultura, os professores poderão usar exemplos contemporâneos e locais.

A coordenação principal da obra é do mestrando do Programa de Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ, Alberto Barretto, que trabalhou em conjunto com Gerd Sparovek, docente do departamento de Solos e Nutrição de Plantas, e com a engenheira agrônoma, Mariana Giannotti.

» Integra do Atlas Rural de Piracicaba (Arquivo PDF - 2.669kb)




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.