Livro "IPEF 40 anos - A história do IPEF na Silvicultura Brasileira"

Capa

“A História do IPEF na Silvicultura Brasileira” é o título do livro escrito pela jornalista Nilma Moratori com projeto gráfico da Comunique Propaganda Assessoria de Comunicação de propriedade de Marcos Moratori. O objetivo do livro foi resgatar os principais fatos históricos do Instituto desde a sua concepção pelo Prof. Helládio do Amaral Mello, no fim da década de 60, quando era titular da Cadeira de Silvicultura da Esalq/USP, hoje Departamento de Ciências Florestais.

Para o levantamento das informações, a autora se baseou nas atas das reuniões das diferentes diretorias, conselhos e assembléias, boletins informativos, relatórios anuais e técnicos, notícias na mídia destes 40 anos de existência do IPEF.

Trabalho de fôlego procura registrar as diferentes fases pelas quais o Instituto passou até chegar aos dias atuais como um dos principais exemplos de integração universidade- empresa na área florestal e gestor de programas cooperativos de indiscutíveis importâncias para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Na apresentação livro, o Dr. José Maria de Arruda Mendes Filho, Diretor Florestal da Votorantim Celulose e Papel, e Presidente do Conselho Deliberativo do IPEF destaca que “nesse contexto, o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais ocupa um lugar de destaque como pioneiro nos trabalhos de integração universidade-empresa e como exemplo da validade do modelo que procura otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros em prol do setor florestal brasileiro”.

Por sua vez, o Prof. Luiz Ernesto George Barrichelo, Diretor Executivo, ressalta no prólogo do livro: “Não há registros de algo dessa amplitude, desprendimento e abertura em nenhum outro setor da economia nacional. Esse exemplo da área florestal permanece inédito e admirado quarenta anos depois”.

»  Download do Livro




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.