Filtrar Perguntas:

Perguntas Freqüentes
Gostaria de saber informações sobre a aptidão do E. dunnii para laminação, técnicas de industrialização e de manejo para uso múltiplo com desbastes?
Sobre a aptidão do E. dunii para manufatura de compensados sujerimos a bibliografia:
"Avaliação da Madeira de E. dunii (Maid) na Manufatura de Painéis Compensados" de Obdulio Pereyra. - Tese de Mestrado (dezembro de 1994), disponível na biblioteca do IPEF.
(Fonte : Prof. Geraldo Bortoletto Jr)
Há diferentes variedades dentro da espécie Croton urucurana?
Sim, a procedência da planta pode afetar sua adaptação em função da grande variedade de condições ambientais em que a espécie é encontrada.
(Fonte :Prof. José Leonardo de Moraes Gonçalves - LCF/ESALQ/USP)
Nossos reflorestamentos de pinus com 1 e 2 anos de idade sofreram ataque severo de pulgões, as planta ficaram amarelas, com o frio eles desapareceram, se ouver ataque o que devo fazer?
Se houver novo ataque deve-se aplicar um inseticida chamado “Decis” ; fazendo-se duas aplicações: a primeira e um repasse depois de 15 dias.
(Fonte: Luís Eduardo Aranha Camargo)
Qual o lugar indicado para se obter informacoes sobre preços do carvao vegetal em Minas Gerais, tanto para producao, quanto para venda
Os preços, na compra, variam entre R$20,72 (jan/96) a R$18,92 (out/96) para carvão vegetal de origem de essências nativas.Fonte ABRACAVE e para maiores informações: http://www.ipef.br/estatisticas/
(Fonte :ESALQ Jr Florestal)
Que publicacoes estao disponiveis sobre a atuacao e importancia do INP ?
Existe o Anuário Brasileiro de Econômia Florestal, que descreve várias informações do INP
A adubação para pinus pode ser utilizada na adubação em cova para mudas nativas de mata ciliar?
Não. De modo geral, as espécies florestais da Mata Atlântica são muito mais exigentes nutricionalmente do que as espécies de Eucalyptus e Pinus. Essas espécies, principalmente as das classes secundárias e clímax da sucessão florestal, são sensíveis à acidez e aos altos níveis de A1 e Mn dos solos, além de serem muito exigentes em macro e micronutrientes. Normalmente, essas espécies têm um tempo de permanência no viveiro maior do que os eucaliptos e os pinus, comumente, superior a 6 meses.
Maiores informações e detalhes sobre a adubação de espécies nativas:
Recomendações de Adubação para Eucalyptus, Pinus e Espécies Típicas da Mata Atlântica
José Leonardo de Moraes Gonçalves, Documentos Florestais
http://www.ipef.br/publicacoes/documentos/
(Fonte :ESALQ Jr Florestal)
A caça é permitida?
A caça é proibida no Estado de São Paulo, sendo punida com até um ano de prisão e multa. A mesma pena se aplica para se manter animal silvestre preso, vender ou transportar animais e suas partes. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (artigo 37) as possibilidades do abate de animal silvestre não ser considerado crime são: nos casos em que há estado de necessidade, para saciar a fome, ou para a proteção de lavouras e criações, ou se for animal nocivo, desde que devidamente autorizado pelo órgão competente.
Maltratar animais silvestres e domésticos pode ser punido com até um ano de prisão e multa (artigo 32 da lei 9.605).
(Fonte: Ribeiro, Ronaldo José e Resende, Roberto Ulisses. Manual de Legislação Ambiental para Agricultores, 2001)
A divulgação dos links de empresas no endereço "links florestais" deste portal, está rerstrito apenas as Associadas do IPEF, ou também a divulgação de outras empresas?
A divulgação de links, na página de links florestais (http://www.ipef.br/servicos/links.html) é livre para toda empresa.
A educação ambiental contribui para a formação do homem?
Sim, e muito. A educação ambiental tem a função de formar pessoas com melhor relacionamento com o ambiente, mais conscientes e que tenham capacidade de se desenvolver em harmonia com a natureza. Por muitos anos o homem usou a natureza sem os devidos cuidados, como se os seus produtos fossem infinitos. Hoje já sabemos que isso é um perigo, e por isso é preciso alertar a todos para a importância de mudarmos o nosso comportamento e juntos encontrarmos soluções. Para muitas pessoas na cidade, a natureza parece uma coisa distante, mas basta olhar para a comida à nossa frente para perceber que tudo que comemos, bebemos ou usamos, vem da natureza.
(Fonte : Klabin – 101 Perguntas e Respostas sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental)
A exposição do trabalhador ao pó da madeira é tanto mais insalubre quanto mais dura for a madeira trabalhada (hardwood), Quais, dentre as madeiras mais utilizadas no Brasil, são as consideradas duras?
Não necessariamente a exposição ao pó da madeira será tanto mais insalubre quanto mais dura for a madeira trabalhada; o que causa problema é a composição química da madeira.
Existem inúmeras madeiras “duras” utilizadas no Brasil como a Aroeira (dura e provoca sérias alergias) e a Peroba. Mas podemos encontrar mais informações na seguinte bibliografia:
MANIERI, Calvim; PEREIRA, J.A. Madeiras do Brasil – Publicação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas São Paulo.
(Fonte : Prof. Mário Tomazello Filho - LCF/ESALQ/USP)
A madeira certificada não será mais cara?
Na fase inicial, em que a oferta de madeira certificada é muito menor do que a demanda do mercado, é natural que seu preço seja maior que o da madeira não-certificada. A tendência, no entanto, é que a médio prazo, com o previsível aumento da oferta, os preços diminuam e quase se equiparem aos da madeira produzida legalmente, mas não certificada.
Contudo, é necessário evitar a comparação entre os preços da madeira certificada e os preços da madeira obtida de forma ilegal, contrabandeada de terras indígenas ou de áreas com situação fundiária irregular, extraída através do trabalho forçado ou escravo e comercializada sem o pagamento de impostos, mas -legalizada- através da corrupção. Apesara desses fenômenos serem ainda muito comuns, adquirir essas madeiras é simplesmente um crime.
( Fonte: FSC; Amigos da Terra - Programa Amazônia)
A mineração é permitida?
Os minerais são de propriedade da União. Então, a retirada de qualquer minério, seja areia de rio, cascalho, ou ouro, depende de licença do DNPM, órgão do Ministério de Minas e Energia.
No caso em que a mineração é feita por um órgão público, sem a finalidade de comércio, existe um licenciamento simplificado (Lei 9827/99 e Decreto 3358/00). Um exemplo deste caso é a retirada de cascalho pela prefeitura para o conserto de estradas. Mas, sempre será preciso também uma licença ambiental, pois existem as obrigações de recuperar o local e de evitar a poluição.
(Fonte: Ribeiro, Ronaldo José e Resende, Roberto Ulisses. Manual de Legislação Ambiental para Agricultores, 2001)
A partir do qual nivel de água, estabelece a faixa de preservação permanente entorno de uma represa hidrelétrica?
Na represa hidrelétrica a faixa de preservação permanente é a quota máxima da mesma. Nos rios é muito difícil saber que quota é essa porque o rio pode chegar a uma quota máxima com um tempo de retorno de 5, 10, 100 anos. As represas têm uma quota máxima já estabelecida em projeto.
(Fonte : Maria José Brito Zakia - IPEF)
A pesca é permitida?
Na permissão da pesca dois aspectos são importantes: o Registro no IBAMA e as Normas para Pesca.
Todos os praticantes da pesca devem ter o Registro no IBAMA, tanto para praticar a pesca amadora (com vara e outros equipamentos simples) e profissional (que usa redes). São dispensados apenas os aposentados homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos.
Para obter o Registro de Pescador Amador é preciso pagar uma taxa anual ao IBAMA, preenchendo um formulário que pode ser encontrado nos correios e no próprio IBAMA. < O registro como Pescador Profissional deve ser dado apenas a quem depende da pesca para seu sustento e é obtido atrvés das Colônias de Pescadores.
Todos os tipos de pesca devem respeitar regras (normalmente Portarias do IBAMA) sobre locais proibidos para pesca, épocas de defeso (quando há reprodução dos peixes) e tamanhos mínimos de algumas espécies de peixes. A desobediência a estas normas pode ser punida com multa e até três anos de prisão (artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais). A pesca com explosivos ou substâncias tóxicas também é proibida, podendo ser punida com até cinco anos de prisão e multa (artigo 35).
Causar mortandade de peixes em rios e lagos pode ser punido com até três anos de prisão e multa (artigo 33).
(Fonte: Ribeiro, Ronaldo José e Resende, Roberto Ulisses. Manual de Legislação Ambiental para Agricultores, 2001)
A utilidade, consumo da madeira desde o séc.V ao séc. XV?
O livro “A Floresta e o Homem” de Leão, R.M. da editora Edusp, contém o histórico do consumo da madeira na história.
A velocidade de secagem de uma peça de madeira depende da região de onde a mesma foi extraída da tora?
Sim. As peças retiradas de acordo com um corte radial perdem água mais lentamente que as peças retiradas de acordo com um corte tengencial. A razão desta diferença em velocidades de secagem se deve ao fato de que as peças extraídas de acordo com o corte tangencial apresentam um maior número de raios ao longo da largura, os quais favorecem a movimentação da água para o ambiente externo. Portanto, torna-se necessário escolher um número maior de amostras de controle de secagem, que apresentam uma maior dificuldade para perder água, ou seja, selecionar um número maior de amostras de controle retiradas de acordo com o corte radial.
(Fonte: OLIVEIRA, L.C.S. Perguntas e Respostas em secagem de madeiras Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – Dezembro 1981, Publicação interna n° 09.)
Adubo ideal para plantio e cobertura.
O ideal é se fazer uma análise de solo para identificar suas necessidades, para então podermos recomendar algum adubo. Independente da análise, não deixe de usar um adubo com fonte de fósforo, por exemplo o “Superfosfato simples” na cova de plantio (150-200g por cova). Quanto à adubação de cobertura – depois de uns 2 –3 meses usar uma fonte nitrogenada como o sulfato de amônia e o cloreto de potássio (fonte de cloreto). Usar na projeção da copa ou “meia-lua”; aplicar numa época em que o solo esteja com a umidade ideal de campo.
(Fonte : José Amarildo da Fonseca - LCF/ESALQ/USP)
Alguém pode me informar qual a família a que pertence a espécie Mutinga calabura ?
A Muntingia calabura, conhecida como calabura, pertence à família das Tiliaceae.
alguns livros sobre KIRI , em portugûes.
Existem vários livros desta espécie na Biblioteca Helladio Mello do Amaral. Visualize a pesquisa.
Ao final de 06 anos quantos m3/ha se obtem de eucalipto, plantado em mudas, e qual o valor médio do m3 dele no mercado?
Pode-se encontrar tal informação no próprio site do IPEF, basta clicar no link “Estatisticas Florestais”.



Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.