Novas Tecnologias no Transporte Rodoviário de Madeira

Prof. Fernando Seixas
Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP
E-mail: fseixas@esalq.usp.br

Resumo

O transporte de madeira no Brasil é feito principalmente através do modo rodoviário, sendo responsável, na maior parte das vezes, pela maior parcela dos custos da madeira posto fábrica. Trata-se de um setor que atualmente sofre pressão de aumento de custos em virtude da instalação de postos de pedágios nas rodovias, fiscalização mais rigorosa com relação à “Lei da Balança” e reajustes dos preços de combustível. Este trabalho levantou alguns aspectos com relação aos veículos normalmente utilizados na área florestal, a distribuição do peso da carga pelos eixos, exemplos de veículos e legislação de outros países e a pesagem da carga no próprio local de carregamento. Sistemas automáticos de inflagem de pneus diretamente da cabine do caminhão também são abordados, bem como a opção de colheita e transporte de madeira por meio da produção de cavacos no campo.

Summary

Mainly trucks do the wood transport in Brazil, being responsible by most part of delivered wood cost. It is a sector under economical pressure, because of new tollbooth installations, more severity inspection related with load per axle, and recent diesel price increase. This paper includes some aspects about vehicles being used in wood transport, the load distribution by axles, examples of vehicles and legislation from other countries, and the use of scales to measure the truck weight in-woods. CTI systems and the in-woods chipping option are also discussed.

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